16.10.08

expediÇãO gravaTá - expOsiÇãO

respire...
destrave os joelhos...
vamos ficar atentos e atentas aos sentimentos...
sem julgamentos...
ver o mundo com olhos novos.
a simplicidade é a verdadeira elegância.
encontrar no espaço infinito do tempo a magia do olhar...
olhar concebido em seu interior.
de olhos vendados-fechados bem abertos
viajamos em nossos sentidos...
infinito. imaginário. (ir)real.
descobrimos novas possibilidades
de sentir...
existir.

no roteiro visual do cotidiano
novas imagens... novo olhar.
mude!
a cada dia...
a cada instante...
em movimento de transformação... evolução.

observa...
na vivência compartilhada
integração do
verbo ser.

sentimentos fortalecidos, alongados, destravados...
pura harmonia... alegria.
silêncio que ecoa.

nesses dias mágicos
aprendemos-ensinamos-brincamos.

na
linguagem visual
das texturas, formas e ângulos... composição.

novas informações, conhecimentos... pensamentos.
passado, presente, futuro. agora!

vento que traz
os sonhos...
cenário revelado...
encontros, desafios, descobertas, aventuras.

corpo reage. espírito voa.
novas terras... novos mundos...
que espanto: estamos vivos!

no caminho percorrido... a certeza:
somos filhos (as) do sol...
somos filhas (os) da lua...

natureza nos alimenta
ciclo de vida e morte... existência.
seus elementos se compõem
ser divino... iluminado.

no processo de criação
coletivo-individual...
comunhão.

o resultado se faz presente
multiplicado pelas ações.

não vou esquecer:
continuo intensamente a viver.

a todos os seres da floresta
guardiões dos ensinamentos da simplicidade de viver
agradecemos por essa maravilhosa experiência.
21 OUT 07 NOV - SESC CENTRO
rua desembargador soutro maior, 281 83 3208-3158
abertura 21 terça-feira 19h07min

A Agência ENSAIO em parceria com o SESC da PARAÍBA convida VOCÊ para participar no próximo dia 21 (terça-feira) às 19h07min da abertura da exposição "EXPEDIÇÃO GRAVATÁ" realizada no mês de AGOSTO dentro da programação do PROJETO LAMBE-LAMBE de FOTOGRAFIA.
fotografia = oficina + expedição + exposição + documentário
O projeto contou com a participação dos artistas:
RAFAEL MARQUES . LU MAIA . CARLOS SEGÍSMUNDO . CARLOS FELIPPE . RAFAEL PASSOS . SÉRGIO MURILO . CRISTIANE PERES . RICARDO PEIXOTO . GALIANA DE ALMEIDA JALES . TIBA MAGALHÃES . AMILCAR ZAFALAN . GEANE BARRETO . SHELLEY LIMA . JOANA ALVES . VALÉRIA MOTA KEILA CRISTINA . JALYSON ALMEIDA JALES . MARIA JOSÉ PORTO . LEANDRO CUNHA . SALOMÉ SARMENTO . BRUNO SILVA . DARCY LIMA . MAURILIO ESTRELA

10.10.08

grafitE pOstal

@ grafite de zeca
@ grafite de maíra rosas
@ grafite de znoc
@ grafite de múmia
@ grafite de gigabrow
@ grafite de shiko
@ grafite de leGO
@ grafite de rOss
@ grafite de cyber
@ grafite de paulo pires

" isso de querer ser aquilo
que a gente é ainda vai nos levar mais além".
paulo leminsk

A AGÊNCIA ENSAIO apresenta o PROJETO GRAFITE POSTAL fruto de uma parceria que reúne trabalhos dos artistas, GIGABROW, MÚMIA, SHIKO, ROSS, PAULO PIRES, SAYBER, MAÍRA ROSAS, LEGO, ZNOK, GORPO, ZECA, e JONTA. De 20 a 26 de OUTUBRO estará acontecendo uma série de atividades ligadas ao GRAFITE em vários pontos de JOÃO PESSOA. ARTE nas comunidades ocupando os espaços públicos e criando um diálogo permanente com a cidade. O GRAFITE pede passagem mostrando a sua FORÇA e ATITUDE - arte das ruas e galerias - expressão da LIVRE CIRCULAÇÃO DO ARTISTA E A SUA OBRA.

roda de diálogo
dia 20 escola municipal analice caldas (jaguaribe)
@ fotografia de alexandre gadelha
dia 21
escola municipal professora maria ruth de souza (funcionários II)

dia 22
escola municipal frei afonso (roger)
@ fotografia de ricardo peixoto

oficina de grafite
agência ensaio - rua alberto de brito, 895 (jaguaribe)

lanÇamentO
@ fotografias de addiseny ganem

cOleÇãO de carTÕes pOstais . expOsiÇãO . dOcUmenTáriO
dia 24
biblioteca pública do governo do estado (centro)

mutirão
@ fotografias de ricardo peixoto

dia 25 comunidade boa vista (joão paulo II)

@ fotografias de ricardo peixoto
dia 26 comunidade porto do capim (varadouro)
PROJETO GRAFITE POSTAL APROVADO PELA FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

8.10.08

mUseU dA imaGinaÇão


@ júlio vieira


@ aluizo nunes

Um importante ACERVO de IMAGENS está sendo ORGANIZADO pela AGÊNCIA ENSAIO apresentando um PANORAMA da FOTOGRAFIA BRASILEIRA PRODUZIDA na PARAHYBA. Com esta INICIATIVA o ACERVO se torna em uma FONTE de PESQUISA e ESTUDO - DOCUMENTO da nossa INDENTIDADE CULTURAL. Aos INTESSADOS em PARTICIPAR nossos CONTATOS IMEDIATOS: ensaiopb@gmail.com
@ TODOS OS DIREITOS DE IMAGEM RESERVADOS AOS ARTISTAS.

@ marcos veloso


@ mano de carvalho


@ alberto de paiva


@ helder oliveira


@ ricardo peixoto


@ antonio david


@ gabriel bechara


@ darcy lima


@ adino bandeira

@ bruno silva

6.10.08

ensaiO dA fOToGrafia - l5 anOs dE histÓria


@ ricardo peixoto

No panorama da fotografia brasileira contemporânea alguns grupos vêm se destacando pela excepcional capacidade de articular atividades que marcam a vida cultural de suas regiões. Nesse sentido, poderíamos afirmar que a AGÊNCIA ENSAIO, em seus 15 anos de atividades na Paraíba, vem deixando seu rastro de luz num plano que combina a produção com o estímulo às novas gerações dos artistas visuais, cujos profissionais cumprem as funções que se propõe com a mais inegável competência.

Desde o início de sua atuação, em 1994, vimos acompanhando as atividades desses fotógrafos, através de eventos realizados pela FUNARTE em encontros fotográficos promovidos pelo país. Aos poucos, fomos sendo tomados por uma admiração especial pela sua capacidade de sonhar grande e no coletivo. Com certeza, no idealismo e paixão desses rapazes, identificávamos nossos desejos e buscas, quando há 20 anos atrás iniciávamos, na FUNARTE, um projeto pioneiro para a fotografia.

Dessa forma, com o aval de quem conhece bastante o meio fotográfico, é muito gratificante poder falar da importante contribuição que a AGÊNCIA ENSAIO vem deixando para a fotografia brasileira.
E, com uma sistemática bastante criativa, os projetos da AGÊNCIA ENSAIO têm amealhado excelentes resultados no campo da formação profissional e artística, envolvendo instituições públicas e privadas, na execução de um programa que privilegia a democratização do saber entre fotógrafos, estudantes e público em geral.

E de onde vem esta energia vital que os leva a agir com tanta competência e determinação? Antes de tudo, a crença no poder de organização coletiva tem sido o leit motif deste grupo, que afirma sua identidade ao atuar conscientemente, rompendo com uma prática de ação esporádica, que impossibilita uma reflexão mais permanente sobre o fazer cultural. Depois, o entendimento que o caminho se constrói a cada dia, reiterando-nos a atualidade da canção que diz “ quem sabe faz a hora não espera acontecer “.

Nesse sentido, a fórmula do fazer acontecer tem sido bem explorada pela ENSAIO, transpirando uma ação que se reveste das idéias do marketing cultural que tem por objeto a facilidade e a realização de trocas. Para tanto, basta ver o extenso dossiê de matérias jornalísticas e projetos, organizado para a captação de recursos junto ao Ministério da Cultura e às leis de incentivo estadual e municipal, detonando o amadurecimento profissional, necessário para desenvolver a fotografia através da realização de eventos e produtos culturais.

Não temos, portanto, afirmar que a bem sucedida atuação desta agência tem sacudido a poeira do desânimo, espraiando sementes em diversas direções, colocando a fotografia paraibana num circulo de referência para a história da fotografia contemporânea.

Ao final, torcemos para que todos os esforços que se somam conduzam à permanência de um calendário sistemático de atuação fotográfica no estado, cujas atividades girem em torno de valores ideológicos e materiais, antenados com a qualidade de vida de todos.

ÂNGELA MAGALHÃES E NADJA FONSÊCA PEREGRINO
CURADORAS E PESQUISADORAS ASSOCIADAS DE FOTOGRAFIA

3.10.08

caiXa máGiCa - brinCandO cOm a lUz

@ ricardo peixoto

VER O MUNDO COM OLHOS NOVOS...

Com está proposta a oficina convida a todos para uma nova aventura através do olhar desenvolvendo a compreensão da imagem enquanto forma e meio de conhecimento.

Através de exercícios com jogos, rodas, dramatizações e técnicas de sensibilização; amplia-se o contato direto com as sensações e emoções.

A fim de estabelecer uma relação mais íntima com a luz, combinam-se atividades sensoriais e brincadeiras valorizando o aprendizado que se produz com base na vivência de situações onde a espontaneidade, afetividade e o fazer são levados em grande importância.

Na oficina é trabalhado não só os aspectos do produtor de imagens como também os do observador crítico. Os exercícios desenvolvidos, entre outros, abordam os seguintes itens: Os CANAIS de PERCEPÇÃO, a TRANSFORMAÇÃO DA EXPRESSÃO NAS DIFERENTES LINGUAGENS, a FORMAÇÃO de CONCEITOS, o PRÉ-CONCEITO e a INTUIÇÃO, a LEITURA de SÍMBOLOS e SIGNOS, a LEITURA NÃO VERBAL, o RITMO e o TEMPO PSICOLÓGICO, a SÍNTESE, a OCUPAÇÃO do ESPAÇO, a COMPOSIÇÃO e o EQUILÍBRIO, a FISIOLOGIA da VISÃO etc.

No primeiro momento a formação da imagem que dá origem à fotografia é observada através da experimentação de algumas formas de manipulação e captação da luz, em especial com a utilização das “CAIXAS MÁGICAS” câmaras fotográficas confeccionadas a partir de sucatas, como latas e caixas de papelão.

Do ARTESANAL ao MECÂNICO, a oficina, vivência as possibilidades na expansão e percepção do olhar; desenvolve a criatividade e sensibilidade do participante - utilizando como elemento condutor didático à IMAGEM.

Promovida pela AGÊNCIA ENSAIO - a oficina vem sendo ministrada em diversas regiões do Brasil levando e deixando sementes de transformação e contribuição social.


@ ricardo peixoto

RITMO DA EXPRESSÃO IMAGINÁRIA

Pensar sobre a própria ação é uma característica fundamental do ser humano de modo que quando essa ação é provocada através de imagens que ressaltam o olho humano é sem dúvida um momento mágico e único que se eterniza e se completa no tempo e no espaço.

Esse processo representado através das oficinas da CAIXA MÁGICA vem fazendo seus participantes (crianças e adultos) a descobrirem um universo desconhecido.

A fotografia aparece como direcionador dos sentidos onde o ritmo psicológico de cada um demonstra que a habilidade vai muito além de um simples apartar de um botão. Em sua forma de linguagem os códigos sensoriais acompanham os sinais, signos e símbolos da IMAGEM transformando a fotografia em um poderoso meio de expressão.

Não poderia deixar de enaltecer o caprichoso trabalho realizado pela ENSAIO em tornar possível o acesso de um grande número de pessoas a estas experiências.

Na vivência dos exercícios práticos e teóricos da oficina, mergulhamos em nosso imenso interior, refletindo nossa carga de emoções e sentimentos.

A verdadeira educação da mente marca o destino de cada pessoa; isto sem dúvida vai muito mais além, quando essa educação é provocada por seres ILUMINADOS que circulam nas comunidades, cidades e estados do pais.

São seres ILUMINADOS que espalham pelo mundo um RITMO DE EXPRESSÃO IMAGINÁRIA de PENSAMENTOS REAIS.

ROMUALDO LUIZ

2.10.08

prOjetO semEnTeira dE arTe edUCaÇãO


@ ricardo peixoto
O projeto SEMENTEIRA de ARTE-EDUCAÇÃO nasceu do profundo desejo coletivo em descobrir e vivenciar novas possibilidades para o ENSINO. A livre troca do conhecimento e informação contribuindo para a transformação do homem e o seu meio. Na metodologia do estudo o desenvolvimento pedagógico do conceito educacional revelando novas maneiras de ENSINAR e APRENDER.
próximo encontro no dia 28 de outubro (terça-feira) às 19h03min na agência ensaio.

labOratÓriO dAs arTes


@ anna rosa

No LABORATÓRIO das ARTES vários profissionais desenvolvem atividades de ARTE-EDUCAÇÃO com crianças e adolescentes de vários bairros da cidade. FOTOGRAFIA, TEATRO, DESENHO, GRAFITE, MÚSICA e POESIA - movimentam a cena cultural no bairro de JAGUARIBE todas as terças-feiras das 15h às 17h.