14.1.09

umA histÓria dE pesCadOr...




@ lilia tandaya

INQUIETAÇÕES da imagem. MEMÓRIA existencial.

A FOTOGRAFIA é referencia na linguagem contemporânea como meio de EXPRESSÃO e COMUNICAÇÃO. Instrumento lúdico da representação do (IR)REAL cria fronteiras (IN)VISÍVÉIS de SÍMBOLOS-SIGNOS e SINAIS construídos pela IMAGEM presente no tempo e no espaço vivo da memória. IMAGEM refletida, fragmentada e exposta da nossa existência. OLHAR que transgride o VERBO VER.
Na diversidade do tema abordado o estudo se faz presente EXPERIMENTAL-AUTORAL. O conceito amplia as POSSIBILIDADES ESTÉTICAS da fotografia documental, inserido no relato vivenciado pela autora. A narrativa visual nos conta histórias... Nos faz memória... Traz as inquietações da imagem no seu processo de criação.

O ensaio fotográfico realizado por LILIA TANDAYA, ganha força na intensidade de suas cores. Cores saturadas exploradas pelo alto contraste da luz, num cenário marítimo encantado. São formas, linhas, texturas, detalhes, planos e ângulos que dão movimento. MOVIMENTO estético- sonoro- escrito-IMAGINADO.
A composição quebra as regras estabelecidas. Os FOTOGRAMAS sequenciados criam um mosaico pulsante da vida diária dos protagonistas desta linda história. Como diz a frase: TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM DETERMINADO PONTO.
Na construção da imagem surge o corte, ENQUADRADO-PRECISO que ACOMODA e INQUIETA o nosso olhar. A FOTOGRAFIA que nos faz PENSAR, QUESTIONAR e SENTIR.

COMPOSTO unitário de CORPO e ALMA. Deparamos com uma gama de informações e conhecimentos na pesquisa e documentação fotográfica deste trabalho. A atividade da PESCA - a MATÉRIA PRIMA; o PESCADOR - seu INSTRUMENTO de TRABALHO; suas NECESSIDADES - a SOBREVIVÊNCIA e o PRAZER – a RELAÇÃO SOCIAL; a INTEGRAÇÃO AMBIENTAL; a DEDICAÇÃO; o CONHECIMENTO passado a outras GERAÇÕES, as CRENÇAS; os DITOS POPULARES, a RELIGIOSIDADE; As novas TECNOLOGIAS; o MERCADO e o COMÉRCIO, as PESPECTIVAS do PRESENTE-FUTURO. Boas LEMBRANÇAS de um passado que se VIVE.

O MERGULHO consciente na identidade VISUAL dessa HISTÓRIA.

RICARDO PEIXOTO
CURADOR



festa bonita com gente bonita...
a fotografia ocupando espaço na cena cultural do estado.
aviso aos navegantes
bate-papo com a artista dia 19 de fevereiro (quinta-feira) às 16h05 min
na fortaleza santa catarina - cabedelo.pb .br
informações
83 3218-3559

Um comentário:

Priscila Lima disse...

eu vi essa exposição.. está muito linda
fotos belíssimas