19.9.10

nOvidadEs na cidadE


O documentarista argentino, Eduardo Montes-Bradley, conhecido por seus trabalhos biográficos de escritores latino-americanos e por ter feito o melhor documentário sobre a história do nosso samba, estará em João Pessoa, de 20 a 22 de setembro. A iniciativa de trazer o documentarista à cidade partiu da Profª Pilar Roca, junto ao Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e à Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Nesta segunda-feira (20/09), às 9:00, Eduardo apresentará o livro "Las vidas paralelas de Montes-Bradley" da Profª Drª Pilar Roca, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas (DLEM) da UFPB. O evento ocorrerá na Sala Multimídia (piso 1) da Biblioteca Central/UFPB.

"Las vidas paralelas..." é uma compilação de resenhas dos documentários roteirizados e dirigidos por Montes-Bradley sobre intelectuais argentinos. Como esclarece Pilar, o livro é "uma fórmula escrita de apresentação dos documentários de Montes-Bradley nas universidades que se propõem a realizar cursos sobre literatura hispanoamericana." Basicamente, "a ideia é a de que os professores de literatura o usem como apoio ao ensino", ratifica.
Após o lançamento do livro, alguns dos documentários resenhados na obra, serão exibidos.
Na terça-feira (21/09), a partir das 19:30, na Sala Espaço Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, será exibido, com a prensença do diretor, o documentário "Calzada" (sobre vida e obra de Humberto Calzada, artista cubano-americano), logo após lançará internacionalmente seu mais novo trabalho "Waissman". Este, sobre artista contemporâneo argentino. Na quarta-feira (22/09), às 19:30, na Sala Espaço Cine Digital do Espaço Cultural José Lins do Rego, será a vez de "Samba in your feet" ("Samba no Pé"), considerado o melhor documentário sobre a história do nosso samba, feito por um estrangeiro.

Mais sobre o Eduardo, acessar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Montes-Bradley
Informações, com a Profª Pilar Roca (9156.7426)

Nenhum comentário: