21.12.10

mAdE in fEira


Trabalho produzido pelo artista paraibano, GIGABROW  - um dos mais importantes grafitteiros do nosso país. 

10.12.10

prêmiO SESC de fotografia MARC FERREZ
















O artista, RICARDO PEIXOTO da AGÊNCIA ENSAIO, foi o GRANDE VENCEDOR do PRÊMIO SESC de FOTOGRAFIA MARC FERREZ em sua 10 edição promovido pelo SESC do DISTRITO FEDERAL -df  (http://www.sescdf.com.br/site/noticias/cultura/22-11-2010-premio-sesc-de-pintura-e-fotografia/ com) num total de 172 participantes de todo o BRASIL. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 07 de dezembro em BRASÍLIA . Todas as obras selecionadas ficarão expostas até o dia 8 de janeiro  no ESPAÇO CULTURAL ARY BARROSO na capital federal com entrada franca.

uirapuru - orquEstra dE barrO

Numa produção da AGÊNCIA ENSAIO em parceria  com a FUNDAÇÃO CULTURAL de JOÃO PESSOA - FUNJOPE será apresentado no próximo dia 11 de dezembro (sábado) às 18h na ESTAÇÃO CIÊNCIAS CABO BRANCO o espetáculo musical da ORQUESTRA de BARRO - UIRAPURU (ce)



O Grupo Uirapuru é uma atividade originada pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe em 2009 em parceria com o Ponto de Cultura do Instituto Beija-flor, Instituto 3 Arte e a Flexos Artes. Idealizado e realizado pelo artista, o grupo musical Uirapuru – Orquestra de Barro, e formado por jovens do Povoado Moita Redonda, localizado no Município de Cascavel/CE, e apresenta através da inovação de sua formação, a manutenção da confecção da cerâmica naquela região. O Grupo de música experimental, regido pelo Maestro Luizinho Duarte, se utiliza de instrumentos confeccionados em barro pela própria comunidade, promovendo a cultura e a inclusão social e proporcionando acesso aquela população para as possibilidades expressivas transformadoras da cultura.
Tércio Araripe vem ao longo de mais de duas décadas dedicando-se à pesquisa e construção de instrumentos musicais “primitivos”, após experiências bem sucedidas com oficinas de confecção de instrumentos musicais feitos de barro, realizadas naquela comunidade, percebeu-se a necessidade da continuidade destes projetos, não apenas capacitando os novos jovens da comunidade, mas possibilitando os que outrora foram contemplados com o curso de confecção de instrumentos, a continuidade do processo de inclusão e resgate do patrimônio imaterial, permitindo que esses jovens passem a utilizar os instrumentos fabricados por eles mesmos, culminando no Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro.










Domingo dia 12 - acontece apartir das 15h no CENTRO CULTURAL PIOLLIN as oficinas de CERÂMICA LIVRE ministrada pelos mestres da MATA REDONDA, ZÉ do CAMILO com peças figurativas e HELENA SILVA com peças utilitárias - com duração de 1h - para pessoas a partir de 10 anos de idade.

A outra OFICINA de DINÂMICA e ANDAMENTO com os INSTRUMENTOS será ministrada pelo MULTINSTRUMENTISTA, LUIZINHO DUARTE, regente o GRUPO UIRAPURU direconada para pessoas com iniciação musical.

inscrições gratuitas

@ josé albabono

4.12.10

edital de OCUPAÇÃO da GALERIA ARCHIDY PICADO da FUNESC

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba está com inscrições abertas para o processo de seleção de propostas de exposições de artes visuais para a Galeria de Arte Archidy Picado 2011. O prazo para o envio de propostas é de 01 de novembro de 2010, ao dia 30 de janeiro de 2011.

O Edital de Ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado tem como objetivo selecionar seis propostas de exposições para a Galeria, para ocorrerem no transcurso do ano de 2011, de forma a proporcionar à sociedade, criteriosamente, exposições de artes visuais de excelente qualidade estética e conceitual, além de divulgar os trabalhos dos artistas selecionados.

Os interessados em apresentar projetos para exposições – individual e/ou coletivas – devem se inscrever de acordo com as regras do referido Edital, em ficha de inscrição específica fornecida pela Funesc. As inscrições são gratuitas, de 01/11/2010 a 30/01/2011. A seleção ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro de 2011. O resultado será divulgado até o dia 01 de março de 2011. Maiores informações no http://www.funesc.com.br da FUNESC.

IV seCAs

Acontece de 20 de novembro a 04 de dezembro a quarta edição da SEMANA de  CULTURA e ARTE de SUMÉ - seCas no cariri paraibano.
Música, Literatura, Cinema, Artesanato, Fotografia, Dança, Pintura, Exposições e ARTE-EDUCAÇÃO com a presença de vários artistas do ESTADO. A AGêNCIA ENSAIO vem participando diretamente na construção e realização desseSONHO deste a sua primeira edição em 2007.  VALEU CONSPIRADORES!
Os ALQUISMISTA já chegaram!


Esses ano a ENSAIO participou com a EXPOSIÇÃO CABEÇA de LAGARTIXA, o projeto GRÁFICO das CAMISETAS, PROGRAMA e CARTAZ e na CONSULTORIA para elaboração da PROGRAMAÇÃO do EVENTO.

direitos HUMANOS e INTEGRAÇÃO LATINO - AMERICANA

A AGÊNCIA ENSAIO está coordenando o projeto GRÁFICO do VI seminário LATINO AMERICANO de DIREITOS HUMANOS da UNIVESIDADE FEDERAL da PARAÍBA e do II seminário do CONSÓRCIO LATINO AMERICANO de PÓS GRADUAÇÃO em DIREITOS HUMANOS que acontece no período de 7 a 10 de dezembro de 2010 na ufpb.