25.2.11

fotografia PARAIBANA em FESTA

O fotógrafo Antonio David ganhou o primeiro lugar no quesito cor do 8º Concurso Fotográfico Cultural Leica-Fotografe (prêmio mais cobiçado por fotógrafos profissionais), promovido pela Leica e revista Fotografe Melhor, a mais destacada publicação do gênero na América Latina, editada pela Editora Europa. David recebeu o prêmio no dia 1º deste mês em São Paulo.

Este ano, o tema do Concurso Leica-Fotografe foi Cena Brasileira, com o objetivo de dar ao participante um amplo campo criativo, envolvendo paisagens, gente, manifestações folclóricas, culturais, artísticas, sociais e esportivas. David foi premiado com a imagem “Homem em meio a guarda-chuvas”. A foto dele foi escolhida entre 15 mil fotos concorrentes inscritas por profissionais brasileiros. A Revista Fotografe Melhor edição 174 já está nas bancas de todo Brasil.

Chovia durante uma romaria de fieis que rumavam para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca, município de Araruna (PB), a 153 km de João Pessoa. De cima do altar, Antonio David, que trabalha como fotojornalista da capital paraibana, fez várias imagens dos romeiros. Numa delas, destacou-se um senhor negro, sem guarda-chuva, protegido apenas pelo chapéu de feltro. Foi com essa imagem que o fotógrafo paraibano quase conseguiu nota máxima de todos os jurados na primeira rodada do julgamento da categoria Cor: de 21 pontos possíveis, ele conseguiu 20.

Antonio David recebeu de prêmios uma câmera digital Leica, a fotografia premiada impressa em padrão fine art e com moldura; e direito a escolher um conjunto de livros da coleção Biblioteca Fotografe e um ensaio fotográfico na revista, edição do mês de abril. Os Jurados:
1- Roberto Araújo – jornalista e fotógrafo, é direttor editorial da Editora Europa; 2- Gustavo Roth – Editor assistente de fotografia do jornal Folha de São Paulo; 3-Gernan Lorca - Membro vitalício do júri, é um dos nomes histórico da fotografia nacional e do grupo pioneiro do Modernismo no Brasil; 4- Cristiano Mascaro - Arquiteto por formação, é um dos grande nomes da fotografia brasileira, tendo um denso trabalho ligado à arquitetura e à capital paulista; 5- Sérgio Branco – jornalista e fotógrafo, é diretor de redação de Fotografe Melhor; 6- Tucá Vieira – talentoso fotógrafo independente, ex-fotojornalista da Folha de S. Paulo; 7- Eduardo Nicolau – Editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Antônio David, dá um grande destaque à nossa fotografia e o credencia como um grande representante dessa arte nesta Filipéia.
Estava com saudades dele desde o ensaio ncom as figuras na areia da praia...
Zé Mário