30.7.11

vai COMEÇAR...

Em AGOSTO e SETEMBRO a PARAHYBA se torna palco de um dos mais importantes eventos de FOTOGRAFIA do BRASIL.

Promovido pela ENSAIO o PROJETO LAMBE-LAMBE de FOTOGRAFIA em sua DÉCIMA SEXTA edição tornou-se referência como instrumento de contribuição a fotografia contemporânea e popular. Vitrine para formação e projeção de novos talentos, o LAMBE-LAMBE vem ao longo desses anos apresentando as novas tendências, estilos e leituras da imagem, ao mesmo tempo, servindo como espaço de conhecimento e discussão, que promove a troca livre e sem restrições de informação - com a realização de palestras, exposições, oficinas, intervenções urbanas, expedições fotográficas e mostra de cinema e vídeo que dimensione a produção fotográfica nos seus mais diferentes aspectos.

Este ano uma série de AÇÕES PIONEIRAS e INOVADORAS acontecem dentro da PROGRAMAÇÃO: A INAUGURAÇÃO da PRIMEIRA GALERIA de FOTOGRAFIA da PARAÍBA, a INAUGURAÇÃO da PRIMEIRA BIBLIOTECA de FOTOGRAFIA da PARAÍBA, o LANÇAMENTO do PRÊMIO MARCOS VELOSO de FOTOGRAFIA e a HOMENAGEM a fotógrafa, CLARA LENIRA.

Com importante prestígio conquistado junto ao público e a imprensa o LAMBE - LAMBE reúne todos os anos milhares de pessoas que visitam as diversas exposições distribuídas em galerias, universidades, escolas, bibliotecas, praças, estação ferroviária, bares, cabarés, instituições e fundações culturais do ESTADO.
8 cidades da PARAHYBA reunindo importantes artistas do cenário nacional e internacional.

Em sua trajetória, o PROJETO LAMBE-LAMBE de FOTOGRAFIA, revelou vários fotógrafos, amadores e profissionais, confirmando a sua importância na expansão da arte fotográfica em nosso país.

Se LIGUE na CENA CONTEMPORÂNEA: ACOMPANHE semanalmente nossa PROGRAMAÇÃO que irá invadir as cidades de JOÃO PESSOA, CAMPINA GRANDE, SANTA RITA, CABEDELO, BAYEUX, SUMÉ, POMBAL e  LUCENA.

28.7.11

nÔmadEs imaGEns

Sabe-se.
É um olho.
Talvez impaciente.
Ele pisca delirante
quando se posiciona
exultante, ao máximo,
sobre o filtro do visor.
Na pele da lâmina
Se instauram mutáveis
Instantes de luz, de trevas,
de mistérios e verdades
das sutilezas cotidianas.
Agora,
as imagens expostas
volta e meia
se acocoram
nas entranhas
da câmera fotográfica.
Vê-se. O filme.
Exatamente trêmulo.
Não está intacto.
No espaço do seu tempo,
A cidade escorrega
para o mar revolto.
Aliás, saltam dos olhos
Plenas cambalhotas
das crianças mambembes
esbaldando-se nuas
no desassossego
das grandes ondas/rotas.
Às vezes, salpicadas
De estilhaços brancos.
Assim,
pela travessia do zoom
navega e transmigra
a memória visionária
da CONFRARIA LAMBE-LAMBE.
POLÍBIO ALVES

26.7.11

cliP musiCal







































Já iniciaram as gravações do CLIP MUSICAL da  banda ANEXO. Quem assina a produção e a ENSAIO em parceria com a ELO FAX VÍDEO. As locações escolhidas vão do MERCADO CENTRAL ao CENTRO HISTÓRICO de JOÃO PESSOA, ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, INTEGRAÇÃO, RODOVIÁRIA, PONTO de ÔNIBUS na LAGOA e PRAÇAS da cidade - terminando com um grande show do GRUPO que irá acontecer no próximo dia 06 de SETEMBRO (terça-feira) às 22h07min na BOATE SCALLA localizada na rua da AREIA.   

25.7.11

ano cultural POLÍBIO ALVES

Este ano a SECRETARIA de EDUCAÇÃO e CULTURA do MUNICÍPIO de JOÃO PESSOA está realizando a 5a edição do ANO CULTURAL. O artista convidado é o escritor, POLÍBIO ALVES integrante do MOVIMENTO CONSPIRAÇÃO CULTURAL tem a sua vida dedicada a literatura. A ENSAIO ao longo dos anos realizou e desenvolve vários trabalhos e projetos em parceira com POLÍBIO, entre eles: AS MENINAS do SOBRADO, LEITURAS POLIBIANAS, OS OBJETOS INDOMAVEIS  e VARADOURO - CAPINTANIA REAL DA PARAHYBA. Contratada pela SECRETARIA de EDUCAÇÃO para o ANO CULTURAL - a ENSAIO responde pela PRODUÇÃO e CONFECÇÃO, PROJETO GRÁFICO e EDITORIAL da 4a edição do livro VARADOURO - que está sendo distribuído na rede de ENSINO municipal de João Pessoa. Uma grande festa da literatura brasileira. VIVA a POLÍBIO ALVES!!!

ensaiO dA fOToGrafia brasileira produzida na PARAHYBA



o fotógrafo paraibano, RICARDO PEIXOTO da ENSAIO, realiza palestra "PANORAMA da FOTOGRAFIA BRASILEIRA PRODUZIDA na PARAHYBA" no AGOSTO da FOTOGRAFIA  promovido pelo CENTRO CULTURAL BANCO do NORDESTE do BRASIL - CCBNB em FORTALEZA-ce. Na ocasião uma mostra de vídeos-documentários produzidos pela ENSAIO serão exibidos dentro da programação do evento. Indicados pela ENSAIO estarão participando também, os professores da UFPB, MAURO KOURY e BERTRAND LIRA.

pApO dE fOtóGrafO























A 5a edição do PAPO de FOTÓGRAFO  acontece na próxima quinta-feira (28) de julho às 19h05min na sede da  AGÊNCIA ENSAIO (RUA ALBERTO DE BRITO, 895 JAGUARIBE). Como  convidados o fotógrafo, MARZINHO - fotojornalista paraibano com mais de 40 anos de profissão - apresenta fragmentos do seu trabalho de documentação e cobertura de importantes eventos culturais, políticos, religiosos e sociais da cidade.

No segundo momento do PAPO de FOTÓGRAFO teremos a participação do STÊNIO SOARES que está fazendo a curadoria da exposição TRANSLUZIRES em João Pessoa da artista paulista, ALLINE NAKAMURA. Artista visual que vive e trabalha em ATIBAIA/SP. Graduou-se em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2003. Participou de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior. Expôs individualmente em 2004 no Projeto Mezanino de Fotografia do ItaúCultural-SP, com curadoria de Tadeu Chiarelli.

STÊNIO SOARES é ator e cientista social, mestrando em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, especializado em Curadoria e Educação em Museus de Arte (MAC USP). Integrou as equipes do Musée Africain (Lyon, França), Museu Afro Brasil e Museu da Casa Brasileira, ambos em São Paulo. É especialista da obra de Jackson Ribeiro.

O PAPO de FOTÓGRAFO é uma realização da AGÊNCIA ENSAIO e da ASSOCIAÇÃO PARAIBANA de ARTE e CULTURA - APAC. Acontece sempre na última quinta-feira de cada mês e já contou com a participação dos artistas, ANTONIO DAVID, PAULO ROSSI, DARCY LIMA e GERMANA BRONZEADO. 

6.7.11

visiTA










Nessa terça (05) um grupo de alunos da oficina: técnica e linguagem fográfica ministrada pelo fotógrafo, PAULO ROSSI do  CENTRO CULTURAL ZARINHA visitou a AGÊNCIA ENSAIO para uma conversa informal com o artista, RICARDO PEIXOTO. Um relato sobre a sua experiência no mercado e as ações realizadas em sua trajetória de 23 anos como profissional.  

4.7.11

sOU imaGEm...

@ ricardo peixoto
da série cidadão do mundo + da idade da pedra