9.8.12

museu do PATRIMÔNIO VIVO

Um conceito inusitado de museu é a novidade desta sexta -feira, dia 10 de agosto de 2012, em João Pessoa.  Esta é a data de início do Curso de Formação de Agentes Culturais Comunitários, que tem por público alvo, jovens moradores de 06 (seis) comunidades tradicionais de João Pessoa: Bairro dos Novais, Rangel, Mandacaru, Paratibe, Vale do Gramame e Roger.
O curso integra o projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa, em que os jovens participantes do projeto farão um trabalho de identificação dos patrimônios imateriais presentes nos bairros onde residem, de forma a identificar e compor o acervo vivo do Museu a serem divulgados através de uma rede de peças representativas, composta pelo site, pela exposição fotográfica itinerante e pelo catálogo dos bens imateriais.
O projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa constitui um conceito imaterial de museu, de forma a não se sediar em uma locação determinada, mas sim ser representado por um mapa das expressões culturais de João Pessoa, ilustrando uma rede de pessoas, lugares e objetos carregados de grande significado e, constituindo-se, portanto, em referência cultural das localidades envolvidas.
O conceito de patrimônio imaterial refere-se aos saberes populares de uma determinada comunidade, que os preserva, compartilhando um mesmo sistema de linguagem e expressão, transmitido através da oralidade, de forma que se mantém vivo, transformando-se através das gerações. Para atender a demanda de um museu, que possui como bens patrimônios culturais imateriais, deve-se ampliar a ideia tradicional de se pensar um museu e entendê-lo de uma forma expandida. Este é o grande diferencial do Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa.
O projeto prima pelo envolvimento das comunidades no processo de reconhecimento do patrimônio cultural imaterial. É uma proposta de valorização das referências culturais comunitárias e de promoção do senso de pertencimento, se apresentando como uma ferramenta de salvaguarda à prática das manifestações artísticas e da cultura popular das comunidades.
O Museu trará ao público de João Pessoa a possibilidade de contato com diversas expressões das culturas populares. O projeto, que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, conta com o apoio do Centro Estadual de Artes e é coordenado pelos pesquisadores Pablo Honorato e Marcela Muccilo.  Nara Limeira, mestra em literatura, fará a coordenação das oficinas do projeto.
  

A ENSAIO BRASIL foi convidada/contratada para criar/confeccionar a programação GRÁFICA do projeto. O artista, RICARDO PEIXOTO irá coordenar os trabalhos - ministrando uma oficina do patrimônio material e produzindo um documentário das manifestações populares encontradas nos bairros. Com um planejamento de execução até o final do ano o projeto visa criar importante acervo/ mapeamento da cultura popular em nossa cidade.

Nenhum comentário: