3.10.08

caiXa máGiCa - brinCandO cOm a lUz

@ ricardo peixoto

VER O MUNDO COM OLHOS NOVOS...

Com está proposta a oficina convida a todos para uma nova aventura através do olhar desenvolvendo a compreensão da imagem enquanto forma e meio de conhecimento.

Através de exercícios com jogos, rodas, dramatizações e técnicas de sensibilização; amplia-se o contato direto com as sensações e emoções.

A fim de estabelecer uma relação mais íntima com a luz, combinam-se atividades sensoriais e brincadeiras valorizando o aprendizado que se produz com base na vivência de situações onde a espontaneidade, afetividade e o fazer são levados em grande importância.

Na oficina é trabalhado não só os aspectos do produtor de imagens como também os do observador crítico. Os exercícios desenvolvidos, entre outros, abordam os seguintes itens: Os CANAIS de PERCEPÇÃO, a TRANSFORMAÇÃO DA EXPRESSÃO NAS DIFERENTES LINGUAGENS, a FORMAÇÃO de CONCEITOS, o PRÉ-CONCEITO e a INTUIÇÃO, a LEITURA de SÍMBOLOS e SIGNOS, a LEITURA NÃO VERBAL, o RITMO e o TEMPO PSICOLÓGICO, a SÍNTESE, a OCUPAÇÃO do ESPAÇO, a COMPOSIÇÃO e o EQUILÍBRIO, a FISIOLOGIA da VISÃO etc.

No primeiro momento a formação da imagem que dá origem à fotografia é observada através da experimentação de algumas formas de manipulação e captação da luz, em especial com a utilização das “CAIXAS MÁGICAS” câmaras fotográficas confeccionadas a partir de sucatas, como latas e caixas de papelão.

Do ARTESANAL ao MECÂNICO, a oficina, vivência as possibilidades na expansão e percepção do olhar; desenvolve a criatividade e sensibilidade do participante - utilizando como elemento condutor didático à IMAGEM.

Promovida pela AGÊNCIA ENSAIO - a oficina vem sendo ministrada em diversas regiões do Brasil levando e deixando sementes de transformação e contribuição social.


@ ricardo peixoto

RITMO DA EXPRESSÃO IMAGINÁRIA

Pensar sobre a própria ação é uma característica fundamental do ser humano de modo que quando essa ação é provocada através de imagens que ressaltam o olho humano é sem dúvida um momento mágico e único que se eterniza e se completa no tempo e no espaço.

Esse processo representado através das oficinas da CAIXA MÁGICA vem fazendo seus participantes (crianças e adultos) a descobrirem um universo desconhecido.

A fotografia aparece como direcionador dos sentidos onde o ritmo psicológico de cada um demonstra que a habilidade vai muito além de um simples apartar de um botão. Em sua forma de linguagem os códigos sensoriais acompanham os sinais, signos e símbolos da IMAGEM transformando a fotografia em um poderoso meio de expressão.

Não poderia deixar de enaltecer o caprichoso trabalho realizado pela ENSAIO em tornar possível o acesso de um grande número de pessoas a estas experiências.

Na vivência dos exercícios práticos e teóricos da oficina, mergulhamos em nosso imenso interior, refletindo nossa carga de emoções e sentimentos.

A verdadeira educação da mente marca o destino de cada pessoa; isto sem dúvida vai muito mais além, quando essa educação é provocada por seres ILUMINADOS que circulam nas comunidades, cidades e estados do pais.

São seres ILUMINADOS que espalham pelo mundo um RITMO DE EXPRESSÃO IMAGINÁRIA de PENSAMENTOS REAIS.

ROMUALDO LUIZ