6.10.08

ensaiO dA fOToGrafia - l5 anOs dE histÓria


@ ricardo peixoto

No panorama da fotografia brasileira contemporânea alguns grupos vêm se destacando pela excepcional capacidade de articular atividades que marcam a vida cultural de suas regiões. Nesse sentido, poderíamos afirmar que a AGÊNCIA ENSAIO, em seus 15 anos de atividades na Paraíba, vem deixando seu rastro de luz num plano que combina a produção com o estímulo às novas gerações dos artistas visuais, cujos profissionais cumprem as funções que se propõe com a mais inegável competência.

Desde o início de sua atuação, em 1994, vimos acompanhando as atividades desses fotógrafos, através de eventos realizados pela FUNARTE em encontros fotográficos promovidos pelo país. Aos poucos, fomos sendo tomados por uma admiração especial pela sua capacidade de sonhar grande e no coletivo. Com certeza, no idealismo e paixão desses rapazes, identificávamos nossos desejos e buscas, quando há 20 anos atrás iniciávamos, na FUNARTE, um projeto pioneiro para a fotografia.

Dessa forma, com o aval de quem conhece bastante o meio fotográfico, é muito gratificante poder falar da importante contribuição que a AGÊNCIA ENSAIO vem deixando para a fotografia brasileira.
E, com uma sistemática bastante criativa, os projetos da AGÊNCIA ENSAIO têm amealhado excelentes resultados no campo da formação profissional e artística, envolvendo instituições públicas e privadas, na execução de um programa que privilegia a democratização do saber entre fotógrafos, estudantes e público em geral.

E de onde vem esta energia vital que os leva a agir com tanta competência e determinação? Antes de tudo, a crença no poder de organização coletiva tem sido o leit motif deste grupo, que afirma sua identidade ao atuar conscientemente, rompendo com uma prática de ação esporádica, que impossibilita uma reflexão mais permanente sobre o fazer cultural. Depois, o entendimento que o caminho se constrói a cada dia, reiterando-nos a atualidade da canção que diz “ quem sabe faz a hora não espera acontecer “.

Nesse sentido, a fórmula do fazer acontecer tem sido bem explorada pela ENSAIO, transpirando uma ação que se reveste das idéias do marketing cultural que tem por objeto a facilidade e a realização de trocas. Para tanto, basta ver o extenso dossiê de matérias jornalísticas e projetos, organizado para a captação de recursos junto ao Ministério da Cultura e às leis de incentivo estadual e municipal, detonando o amadurecimento profissional, necessário para desenvolver a fotografia através da realização de eventos e produtos culturais.

Não temos, portanto, afirmar que a bem sucedida atuação desta agência tem sacudido a poeira do desânimo, espraiando sementes em diversas direções, colocando a fotografia paraibana num circulo de referência para a história da fotografia contemporânea.

Ao final, torcemos para que todos os esforços que se somam conduzam à permanência de um calendário sistemático de atuação fotográfica no estado, cujas atividades girem em torno de valores ideológicos e materiais, antenados com a qualidade de vida de todos.

ÂNGELA MAGALHÃES E NADJA FONSÊCA PEREGRINO
CURADORAS E PESQUISADORAS ASSOCIADAS DE FOTOGRAFIA

2 comentários:

Carla Freire disse...

Foto excelente
Comentário interessante
Sempre conspirando.....
Beijo da sua amiga Portuguesa

Felipe Gesteira disse...

Como já afirmei no meu blog, me orgulho muito em dizer que sou fruto da ENSAIO e que minha primeira exposição foi junto ao LAMBE-LAMBE. oBRigADo!!