10.9.10

IV mOstra lambE-lambE de cinemA - prOGramaÇãO

Dentro da programação do PROJETO LAMBE-LAMBE a AGÊNCIA ENSAIO em parceria com a coordenação de cinema da FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA apresenta durante o período de 15 a 19 de setembro a V MOSTRA LAMBE-LAMBE de CINEMA sobre a fotografia.

15 – QUARTA-FEIRA
16H - RIO DE MEMÓRIAS
(Direção: José Inácio Parente. Brasil, 1987, Doc., 33 min.)
Sinopse
Rio de Memórias traz simultaneamente a história da fotografia e da cidade do Rio de Janeiro, de 1840 a 1930 através da evolução do ofício mágico dos fotógrafos, os pintores da luz, na sua incansável documentação dos costumes, dos tipos humanos e da arquitetura da época.
16H34 - EVANDRO TEIXEIRA - INSTANTÂNEOS DA REALIDADE
(Direção: Paulo Fontenelle.
Brasil, 2004, Doc., 76 min.)
Sinopse
As imagens produzidas por Evandro Teixeira, um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, no decorrer de sua carreira. Entre elas estão momentos importantes da história do país e do mundo, como a ditadura militar no Brasil, a queda do governo Allende no Chile e a cobertura de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.

19H - ÁLBUNS DA MEMÓRIA: FOTOGRAFIA NA PARAÍBA
(Direção: Bertrand Lira e Co-direção: Elisa Cabral. Brasil, 2000. Doc., 13 min. 30 seg.)
Sinopse
Baseado no livro “Fotografia na Paraíba: um inventário dos fotógrafos através do retrato (1850-1950), de Bertrand Lira, o vídeo resgata o significado da fotografia, sobretudo o retrato, para a sociedade paraibana dos séculos XIX e XX. Mostrando o trabalho dos fotógrafos itinerantes na Paraíba do século XIX, o documentário, com passagens de ficção, aborda o estabelecimento dos primeiros fotógrafos estrangeiros no estado, o surgimento dos nossos primeiros retratistas, a atividade dos lambe-lambes e dos estúdios e seus profissionais que retrataram a nossa paisagem urbana através dos postais.
19H14 - ABAIXANDO A MÁQUINA
(Direção: Guillermo Planel e Renato de Paula.
Brasil, 2008, Doc., 65 min.)
Sinopse
O documentário "Abaixando a Máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca" é um trabalho que aborda algumas questões do fotojornalismo contemporâneo através do ponto de vista da dor no registro de diversos confrontos na cidade do Rio, a ética dos profissionais no registro e sua posterior publicação pela imprensa, incluindo a relação que existe entre os fotógrafos com as comunidades carentes, como são realizadas as coberturas nos conflitos armados e a divulgação da tragédia consumada. Quem são, o que sentem e como atuam esses personagens da imagem no cotidiano desta cidade.

16 – QUINTA-FEIRA
16H - TODOS TE OLHAM
(Realização: Agência Ensaio. BRA, 2007, Doc. 11min. 30 seg.)
Ensaio fotográfico da exposição homônima do fotógrafo Júlio Vieira feito em comunidades quilombolas no interior da Bahia.
16H12 - ANNIE LEIBOVITZ - A VIDA ATRAVÉS DAS LENTES - Annie Leibovitz: Life Through a Lens
(Direção: Barbara Leibovitz. EUA,
2006, Doc., 79 min.)
Sinopse
Annie Leibovitz produziu algumas das mais famosas imagens dos últimos 30 anos e podem ser consideradas as mais influentes no mundo da fotografia. Glamour, riqueza e poder foram algumas das características registradas por Annie em seus trabalhos para revistas renomadas no mundo como Vogue e Rolling Stone, porém, não só isso faz parte de seu extenso portfólio; os horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda também foram documentados com seu estilo único de registro. Neste documentário, Annie divide com o espectador seu processo artístico, suas experiências durante a carreira além de um balanço sobre fama e família, sempre registrados de uma forma intimista que vai de seu estúdio até seu descanso na fazenda.

19H - BRINCANDO COM A LUZ
(Direção: Ricardo Peixoto. Brasil, 2007, Doc., 9 min.)
Sinopse
Relato do trabalho de arte educação desenvolvido há 10 pelos profissionais da Agência Ensaio em várias cidades do país como Belém, Cuiabá, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, no interior da Paraíba (Monteiro, Cajazeiras e Pombal) utilizando a fotografia como fio condutor no processo de criação e formação do indivíduo.
19H10 - BARAKA - UM MUNDO ALÉM DAS PALAVRAS – Baraka
(Direção: Ron Fricke. EUA, 1992, Doc., 106 min.)
Sinopse
Baraka é uma antiga palavra que pode ser traduzida como o sopro ou a essência da vida, de onde se desencadeia o processo de evolução da vida. Com imagens captadas em 24 países, nos seis continentes do globo, Baraka busca traduzir visualmente a ligação do ser humano com a Terra. Baraka é um espetáculo visual deslumbrante que deve ser visto, sentido e vivido para ser compreendido.

17 – SEXTA-FEIRA
18H30 - A LATA MÁGICA

(Realização: Grupo Lata Mágica. BRA, 2007, Doc., 6 min. 8 seg.)
Sinopse
Documentário do Grupo Lata Mágica (Porto Alegre – RS), resultado de oficinas pinhole (técnica fotográfica de captar imagem em uma lata) em diversos bairros da cidade.
18H37 – JANELA DA ALMA
(Direção: Walter Carvalho e João Jardim. Brasil, 2002, Doc., 73 min.)
Sinopse
Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

20H30 - RETRATO PINTADO
(Direção: Joe Pimentel. Brasil, 2000, Doc., 13 min.)
Sinopse
A história de um retratista do interior do Nordeste e de como sua arte resiste ao tempo.
20H44 – PIERRE VERGER – MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS
(Direção: Lula Buarque de Holanda. Brasil, 1998, Doc., 84 min.)
Sinopse
Documentário sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narrado e apresentado por Gilberto Gil e dirigido por Lula Buarque de Hollanda. Após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946 onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin na África.

18 – SÁBADO
18H30 – CÂMERA VIAJANTE
(Direção: Joe Pimentel. Brasil, 2007, Doc., 20 min.)
Sinopse
Documentário que retrata o universo e o ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino. A visão do artista do retrato pintado, suas técnicas e seu trabalho.
18H51 - NASCIDOS EM BORDÉIS - Born Into Brothels: Calcutta's Red Light Kids(Direção: Zana Briski / Ross Kauffman. Índia/ EUA, 2004, Doc., 85 min.)
Sinopse
Este ganhador do Oscar mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

20H30 - CINEMA DE DOIS TÕES
(Direção: Luiz Santos. Brasil, 2008, Doc., 25 min.)
Sinopse
Apresenta a história sobre a vida e o ofício de Antônio Monteiro Góis, conhecido por Tonho Ceará, o último retratista lambe-lambe de Pernambuco, a partir de um diálogo entre duas gerações da mesma área.
20H56 – KOYAANISQATSI - Koyaanisqatsi – Life out of balance
(Direção: Godfrey Reggio. EUA, 1983, Doc., 86 min. Produtor Koyaanisqatsi: Francis Ford Coppola e Música de Philip Glass)
Sinopse
Koyaanisqatsi – Life out of balance, ou “vida fora de equilíbrio” no idioma hopi, é um filme do diretor Godfrey Reggio e faz parte da sua trilogia Qatsi (vida, também em hopi). Godfrey Reggio, a exemplo dos cineastas russos como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov, que inovaram no processo de montagem, rompe a forma clássica dos documentários de narrador e depoimentos, criando um filme sem história ou diálogos, apenas com imagens do fotografo Ron Fricke e a trilha sonora do compositor Philip Glass.O objetivo de Koyaanisqatsi é mostrar o contraste entre imagens da natureza e de lugares ainda livres da ocupação humana, com o caos urbano e a perda da individualidade nos grandes centros, O resultado é uma perturbadora seqüência de tomadas alternadamente lentas e rápidas com a música minimalista de Philip Glass ao fundo. Koyaanisqatsi é o primeiro filme da trilogia QATSI.**
19 – DOMINGO
18H30 - MÃO NA LATA E BERRO D’ÁGUA
(Realização: ONG CESAM. Brasil, 2007, Doc. 4 min. 5 seg.)
Sinopse
O universo de Quincas Berro D’Água, um dos personagens mais populares de Jorge Amado, é reproduzido pelos alunos da Oficina de Fotografia Artesanal da Maré do Centro de Estudos e Ações Solidárias na Maré (Ceasm), no projeto Mão na Lata usando a técnica pinhole. O resultado é um belo exercício de criação e autoria coletiva que virou publicado pela editora Nova Fronteira e depois vídeo.
18H35 – POWAQQATSI - Powaqqatsi: Life is Transformation
(Direção: Godfrey Reggio. EUA, 1988, Doc., 100 min. Produtor Powaqqatsi: Francis Ford Coppola e George Lucas e Música de Philip Glass)
Sinopse
Powaqqatsi - A Vida Em Transformação, a segunda parte da trilogia "qatsi", é corajoso, perturbador e épico em sua grandeza. Este filme extraordinário coloca em discussão tudo o que pensamos saber sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição das imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi expõe o custo do progresso humano.

20H30 - GENTE E LIXO
(Direção: Luca Barreto e Mateus Sá. Brasil e Alemanhã, 2006, Doc., 12 min e 12 seg..)
Sinopse
Resultado de intercâmbio artístico do grupo de fotógrafos do Canal 03, de Recife, Michael Farkas, fotógrafo alemão, tendo como foco principal é a relação do homem com o lixo.
20H43 - NAQOYQATSI - Naqoyqatsi: Life as War
(Direção: Godfrey Reggio. EUA, 2002, Doc., 89 min. Produtor Naqoyqatsi: Miramax Films e Steve Soderbergh e Música de Philip Glass.)
Sinopse
A Guerra Como Forma de Vida, trata-se do terceiro filme da trilogia QATSI, um documentário de imagens e música, que assenta nos contrastes entre as perfeitas criações da Mãe - Natureza e os sempre questionáveis produtos da mão humana. Tal como os filmes anteriores, Naqoyqatsi baseia-se em imagens de beleza inquestionável. De confusão calculada, de medos aleatórios e manipulados, enfim, do mundo criado pelo homem.

Nenhum comentário: