12.9.10

VARIAÇÕES do FEMININO: bastidores do universo TRANS


@ paulo rossi

ABERTURA da EXPOSIÇÃO
15 da SETEMBRO DE 2010 (quarta-feira)
19hs Galeria da Ladeira
ATELIÊ MULTICULTURAL ELIONAI GOMES
Ladeira da Borborema, 101 Centro – João Pessoa - PB
informações: (83) 91334508 ou paraybatrans@hotmail.com

Entre poses e perfumes, batons e saltos altos, brilhos e sedução, rapazes, homossexuais, travestis, transsexuais, transformistas, revelam-se nas ruas da Região Metropolitana de João Pessoa e nas passarelas de concursos de beleza. Mas eles e elas estão presentes em diferentes espaços públicos e privados, associações, sindicatos, hospitais, escolas, repartições públicas, empresas. São pessoas comuns, trabalhadoras e estudantes. Contudo, sofrem preconceitos e diversas formas de violência cotidianamente. São vítimas da homofobia e da intolerância.

Para além do preconceito e do estigma, as fotografias reunidas na exposição “Variações do Feminino: bastidores do universo trans” revelam uma humanidade que celebra o belo, a delicadeza do olhar, os gestos finos, os detalhes subliminares de trajetórias de vida e desejos que precisam ser valorizados, encantados, reconhecidos. Apresentam diferentes formas de experimentar o feminino e uma criatividade que denuncia, como diria Simone de Beauvoir, que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.

Esta exposição faz parte de um projeto de extensão e pesquisa promovido pelo GETU - Grupo Etnografias Urbanas, da Universidade Federal da Paraíba, do campus Litoral Norte e conta com o financiamento da mesma instituição e do CNPq (Comissão Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Trabalha em parceira com a ASTRAPA (Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba) e conta com o apoio da Agencia Ensaio (Projeto Lambe Lambe).

coordenação e curadoria
Paulo José Rossi (fotógrafo) e Silvana de Souza Nascimento (professora de antropologia da UFPB)
assistentes
Cairê Normanton, Luzicleide de Lima Bernardo, Lívia Freire da Silva e Verônica Guerra

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de poder estar aí para apreciar este maravilhoso projeto. Tão lindo de ver como de sentir. Conheço o ateliê do Elionai e tenho certeza que vai ser um sucesso!