24.9.10

sE liGUE na cenA cOntempÔranEa


Neste final de setembro de 2010, o sarau ‘Café em verso e prosa’ será marcado por um festival de imagens trazidas pelo poeta mato-grossense Manoel de Barros, especialmente no seu livro Ensaios Fotográficos.
Este evento marca a volta do grupo Teatrália, do qual a atriz Suzy Lopes participou na sua fundação, por volta de 1999, junto com Dôra Limeira, Wilma Albuquerque, Sônia Sales e outros. O grupo renova-se com a participação de outros integrantes, porém a com a mesma proposta de leituras poéticas em pequenas encenações. Várias gerações se encontram no palco e, uma das inovações do grupo é a atuação de músicos fazendo, ao vivo, as intervenções sonoras.

Este trabalho nasceu por provocação de Ricardo Peixoto, a partir de um convite para uma atuação poética num evento da Agência Ensaio, o projeto Lambe-lambe deste ano. Daí brotou a idéia de retomar o grupo Teatrália, e, inevitavelmente, o pretexto da leitura do livro Ensaios Fotográficos, de Manoel de Barros. “O processo de montagem foi um deleite poético, viramos todos manoelitos. Criei o adjetivo para designar os componentes do grupo, fãs e leitores vorazes de Manoel de Barros”, conta Suzy Lopes.

O sarau ‘Café em verso e prosa’ acontece nesta segunda-feira, 27 de setembro, às 20h30, no Empório Café, em Tambaú, por trás da Feirinha. A entrada é gratuita. Maiores informações 8801-8533.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá – MT, em 1916. Atualmente, mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Publicou seu primeiro livro em 1937, “Poemas concebidos sem pecado” e até hoje são quase 30 livros de poesia e muitos prêmios, homenagens e o reconhecimento de que se trata de um dos maiores poetas brasileiros. Manoel de Barros está vivo e produzindo muito. Seu livro mais recente saiu este ano de 2010 e é o “Menino do mato”. Manoel de Barros é partidário de uma poesia simples, apaixonante e que fala do homem integrado à natureza, sem esquecer das relações sociais e das angústias deste homem frente às questões como fome, pobreza, exclusão social e outros.
O Teatrália é um laboratório poético: leitura, encantamento, performance, música, enfim. Toda a inquietação trazida pela artes podem e devem desaguar no Teatrália. Por outro lado, o grupo alimenta-se desta inquietação para buscar na arte, o seu equilíbrio. Além disso, vale ressaltar que o grupo experimenta a novidade da intervenção musical, ao vivo.

Na noite de 27 de setembro, Matteo Ciacchi mostrará uma parte da sua produção com exposição dos seus desenhos. Ele é autor da arte do cartaz deste evento.


Um comentário:

Vitrola Comunicação Visual disse...

Obrigada Ricardo pela divulgação, e parabéns pelo blog, é muito legal, como tudo feito por vocês. Não deixe de aparecer também.