23.6.11

prêmiO naCiOnal para a fOtOGrafia PARAIBANA


















O fotógrafo paraibano, AURÍLIO SANTOS, foi o grande vencedor, representando a região NORDESTE, no IX CONCURSO NACIONAL de FOTOGRAFIA, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça. A entrega da premiação será no dia 20 de junho de 2011, em Brasília-DF. Este ano o Concurso fotográfico teve como tema:“Arte e Cultura na prevenção do uso de Crack e outras drogas”. A obra vencedora, intitulada “CAMPO de ALEGRIAS”, retrata a infância nas paisagens da cidade de São José do Brejo do Cruz, no sertão paraibano.

O fotógrafo Aurílio Santos é o que se pode considerar um construtor de imagens sem rodeios, sem artefatos outros que não sejam a sensibilidade e olhar crítico de quem nasceu e cresceu nas caatingas do sertão paraibano. Vale reproduzir uma parte do texto do poeta e escritor português, JOÃO JACINTO, ao conhecer a produção fotográfica de AURÍLIO SANTOS:

“… AURÍLIO SANTOS recria o mundo, a vida, num cenário austero, simples, onde aos autores modelos, podem representar o seu papel, brilhando de dignidade, com uma expressão forte, assumidos nos seus propósitos, mesmo quando sujeitos a provocação do apelo civilizacional, que perversamente se tenta impor…”.

2 comentários:

romualdo luiz disse...

Certamente que o fotógrafo Aurílio Santos, é merecedor desse prêmio. Lembro-me, quando ele chegou com sua foto debaixo do braço para participar do Projeto Lambe lambe de Fotografia da Ensaio. O lhar crítico e eficaz dos organizadores perceberam logo que aquele jovem era sem dúvida possuidor de um olhar fotográfico magnífico, suas fotografias chamaram tanta atenção que ele foi um dos premiados do projeto ao lado de fotógrafos que já estavam no mercado a bastante tempo. Parabéns Aurílio Santos, que o universo sempre conspire ao seu favor.
Romualdo Luiz/jornalista

Honório de Medeiros disse...

Aurílio é mais que um grande fotógrafo, ele é um grande artista, e merece todas as nossas homenagens.